Reconstrução de escola e manutenção das estradas rurais estão no ‘Resumo da Semana’

Diversas ações estão sendo executadas em todo o município e em todas as áreas da administração. O nosso ‘Resumo da Semana’, que estamos lançando e será publicado sempre na segunda-feira, trará, como é bem sugestivo o título, um resumo das ações que foram executadas pela Prefeitura de Cuité ao longo da última semana, algumas delas, […]

28/09/2021 1h28 Atualizado há 3 anos atrás

Diversas ações estão sendo executadas em todo o município e em todas as áreas da administração. O nosso ‘Resumo da Semana’, que estamos lançando e será publicado sempre na segunda-feira, trará, como é bem sugestivo o título, um resumo das ações que foram executadas pela Prefeitura de Cuité ao longo da última semana, algumas delas, com mais relevância, também terão registros exclusivos e mais detalhados.

A reconstrução da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves é uma obra que não para, e quem passa por lá está vendo a grandiosidade da obra avaliada em mais de 500 mil reais e executada com recursos próprios. Serão 6 novas salas de aula climatizadas, auditório de 130m², biblioteca, sala de professores, sala de AEE, sala de informática, cozinha, dispensa, banheiros com acessibilidade, entre outros espaços que foram pensados para garantir mais qualidade na educação ofertada pela unidade de ensino.

Ainda sobre educação, mais um importante investimento está sendo realizado na Escola Municipal Elça de Carvalho. A unidade, que já havia sido reformada há pouco tempo, está ganhando duas novas salas de aula. Foi constatado um aumento nas matrículas e, por isso, para melhor acomodar os alunos e seus professores, foi autorizada a construção das novas salas, inclusive, a obra já começou e muito em breve será concluída. Considerando a recente retomada das aulas presencias, muito provavelmente as novas salas possam ser utilizadas ainda este ano.

Na saúde, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou um novo fardamento. Acompanhado da coordenadora do serviço, Vanessa Bessa, o prefeito Charles Camaraense foi entregar pessoalmente a nova farda. Em seu primeiro governo, iniciado em 2017, o gestor renovou a frota do SAMU em 100%, e recentemente também autorizou a reforma da base, a qual já foi concluída, garantindo mais conforto e dignidade para os profissionais que diuturnamente se revezam na missão de salvar vidas.

Se engana quem pensa que ações estão concentradas apenas na zona urbana. Na zona rural o trabalho também avança, e quando se fala em manutenção das estradas é longa a lista de comunidades contempladas com o serviço todas as semanas. Nas últimas semanas, pelo fato da retomada das aulas presenciais, as estradas que são rota para ônibus escolares estão tendo prioridade, como é o caso da via que liga a comunidade Cabaças até a Passagem Molhada, bem como de Cabaças até a divisa com o Rio Grande do Norte, precisamente com o município de Japi.

Em alusão ao #SetembroAmarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, foi realizada uma live na quinta-feira (23), no instagram da Prefeitura de Cuité. Com o objetivo de abordar uma temática ainda pouco trabalhada e que se limite ao mês de setembro, de provocar a sociedade para debater um tema que é um problema de saúde pública, bem como para alertar a todos sobre como ajudar, quem procurar e o que fazer, foram convidadas a psicóloga Thaissa Machado e a professora do curso de enfermagem do CES/UFCG, Alyne Mendonça. A live foi um sucesso de participação e de interação com os internautas. A iniciativa para promover esse debate nas redes sociais partiu da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na pessoa de Angélica Lira.

Na infraestrutura, houve a troca ou reposição de 200 lâmpadas em toda a cidade. Foram dois dias de muito trabalho, contando com a logística da equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos para mapear os pontos de iluminação onde havia a necessidade de troca ou reposição, além do apoio de um caminhão munck. A intenção e objetivo é iluminar 100% da cidade em led, para isso, também está havendo a troca de lâmpadas de vapor de mercúrio e metálico por essa iluminação mais eficaz, inclusive, bem mais econômica também.