O Programa Busca Ativa tem como principal objetivo trazer alunos que não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino para dentro da sala de aula. Após dois anos consecutivos de pandemia, foi verificado um aumento significativo nos índices de evasão escolar, sobretudo na área da educação de jovens e adultos, que é justamente o público-alvo da Campanha de Busca Ativa que está sendo iniciada.
Aos interessados em se matricular ou matricular seus filhos, é necessário que dirijam-se a qualquer instituição de ensino, portando CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS, cartão de vacinação e telefone para contato. Os diretores das unidades estão aptos a realizar a matrícula na escola mais próxima do aluno, sendo elas a Escola Elça Carvalho da Fonseca e Escola Maria Camélia Pessoa da Costa.
O ano letivo já iniciou, porém, segundo a Secretária de Educação Alinne Nieble, as aulas que antecederam o carnaval serão repostas para alunos matriculados a partir do Programa Busca Ativa. Pessoas com 15 anos ou mais que por alguma razão deixaram de estudar, estão aptos e convidados para retornarem à sala de aula, onde contarão com o apoio de profissionais que darão todo suporte e incentivo necessário para sua permanência, infraestrutura e material didático de qualidade, merenda escolar e kit da educação municipal, que dentre outros itens está o fardamento.