Na tarde desta terça-feira (18), foi realizada a apresentação da campanha “Amigo da Natureza”, um projeto do Ministério Público da Paraíba com o objetivo de incentivar a adoção de medidas para a preservação ambiental e a educação sobre o meio ambiente, por meio do plantio de mudas de árvores nativas.
O evento, que reuniu representantes do poder público municipal, sociedade civil e municípios circunvizinhos das regiões do Curimataú e Seridó Paraibano, teve como principal ponto de discussão a apresentação do projeto e o plano de execução, com destaque para os locais onde as mudas poderão ser adquiridas.
Caio Camaraense, prefeito de Cuité, reitera a necessidade de medidas para a sustentabilidade ambiental para o futuro: “A gente precisa devolver à natureza tudo que ela nos deu. Já passou da hora, da urgência. A gente já sente no nosso dia-a-dia os impactos de não ter essa atenção ao bom tempo. É nosso dever tentar recuperar esse tempo e adotar essas práticas e movimentos para que a gente possa seguir devolvendo a natureza tudo que ela proporciona para a gente”, afirma o gestor.
O projeto tem como foco o plantio planejado e monitorado de árvores nativas, especialmente nas áreas que mais necessitam de recuperação ambiental, com ênfase nas matas ciliares. A iniciativa busca preservar a vegetação local e proteger fontes de água, como rios e manguezais.
Durante sua fala, a promotora do Ministério Público da Paraíba, Danielle Lucena, destacou a importância de ações como essa para garantir a sustentabilidade ambiental nas futuras gerações. “O plantio de árvores nativas é fundamental não apenas para a preservação do nosso ecossistema, mas também para a conscientização da população sobre a urgência da proteção ambiental. Com o apoio de todos, podemos garantir um futuro mais verde e saudável para nossa região”, afirmou.
O plantio das mudas ocorrerá anualmente no dia 22 de abril, em celebração ao Dia da Terra.
“A melhor época para se plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora!”