Na última sexta-feira (19), 17 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) de Cuité e Nova Floresta participaram de uma viagem terapêutica à cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. A iniciativa teve como objetivo promover ressocialização, lazer e integração social para pessoas com transtornos mentais acompanhadas pelo serviço.
Durante a programação, os usuários e seus cuidadores visitaram o parque aquático Arretado Pesque Park, onde puderam tomar banho de piscina, jogar sinuca e participar de outras atividades recreativas. Em seguida, o grupo conheceu o Santuário de Santa Rita de Cássia, um dos principais pontos turísticos do município potiguar.
De acordo com a coordenadora do CAPS II, Angélica Lira, ações extramuros como essa fortalecem vínculos familiares, ampliam o suporte ao tratamento e contribuem para a qualidade de vida dos pacientes. “Sempre que possível organizamos viagens e atividades externas para estimular a convivência social e oferecer novas experiências aos nossos usuários”, explicou.
A viagem foi organizada pela equipe do CAPS II e contou com transporte fornecido pela Secretaria de Transportes de Cuité e pela Secretaria de Transportes de Nova Floresta. O Centro atende pacientes das duas cidades, oferecendo acompanhamento multiprofissional e oficinas terapêuticas voltadas à reabilitação psicossocial.
Confira as imagens: